domingo, 28 de agosto de 2011

IBGE, Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.

O que são Sinônimos e Antônimos:

* Sinônimos
São palavras de sentido igual ou aproximado:
  • alfabeto - abecedário;
  • brado, grito - clamor;
  • extinguir, apagar - abolir.
Observação: A contribuição greco-latina é responsável pela existência de numerosos pares de sinônimos:
  • adversário e antagonista;
  • translúcido e diáfano;
  • semicírculo e hemiciclo;
  • contraveneno e antídoto;
  • moral e ética;
  • colóquio e diálogo;
  • transformação e metamorfose;
  • oposição e antítese.

* Antônimos
São palavras de significação oposta:
  • ordem - anarquia;
  • soberba - humildade;
  • louvar - censurar;
  • mal - bem.
Observação: A antonímia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo:
  • bendizer e maldizer;
  • simpático e antipático;
  • progredir e regredir;
  • concórdia e discórdia;
  • ativo e inativo;
  • esperar e desesperar;
  • comunista e anti­comunista;
  • simétrico e assimétrico.

O que são Homônimos e Parônimos:

* Homônimos

a) Homógrafos: são palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia:
  • rego (subst.) e rego (verbo);
  • colher (verbo) e colher (subst.);
  • jogo (subst.) e jogo (verbo);
  • apoio (subst.) e apóio (verbo);
  • denúncia (subst.) e denuncia (verbo);
  • providência (subst.) e providencia (verbo).
b) Homófonos: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita:
  • acender (atear) e ascender (subir);
  • concertar (harmonizar) e consertar (reparar);
  • cela (compartimento) e sela (arreio);
  • censo (recenseamento) e senso (juízo);
  • paço (palácio) e passo (andar).
c) Homógrafos e homófonos simultaneamente: São  palavras iguais na escrita e na pronúncia:
  • caminho (subst.) e caminho (verbo);
  • cedo (verbo) e cedo (adv.);
  • livre (adj.) e livre (verbo).

* Parônimos
São palavras parecidas na escrita e na pronúncia:
  • coro e couro;
  • cesta e sesta;
  • eminente e iminente;
  • osso e ouço;
  • sede e cede;
  • comprimento e cumprimento;
  • tetânico e titânico;
  • autuar e atuar;
  • degradar e degredar;
  • infligir e infringir;
  • deferir e diferir;
  • suar e soar.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

IBGE, Compreensão e interpretação de texto

A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre algum texto”. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo, persuasivo, narrativo, enfim possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras... Para isso, devemos entender primeiro algumas definições importantes:

  • O que é texto?
O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de idéias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais.
  • O que é interlocutor?
É a pessoa a quem o texto se dirige.

TEXTO-MODELO:
“Não é preciso muito para sentir ciúme. Bastam três – você, uma pessoa amada e uma intrusa. Por isso todo mundo sente. Se sua amiga disser que não, está mentindo ou se enganando. Quem agüenta ver o namorado conversando todo animado com outra menina sem sentir uma pontinha de não-sei-o-quê? (...)
É normal você querer o máximo de atenção do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles são a parte mais importante da sua vida.”
(Revista Capricho)

1) Considerando o texto-modelo, é possível identificar quem é o seu interlocutor preferencial?
2) Quais são as informações (explícitas ou não) que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?
Observações importantes!
  • É extremamente importante considerarmos o contexto no momento da interpretação textual. Em alguns casos, sem conhecê-lo, estaremos simplesmente impossibilitados de compreender a intenção do autor ao produzir um texto.
  • A interação com o mundo que nos cerca, através da leitura de jornais, revistas, livros etc..., é fator relevante para compreender alguns textos, pois a falta de informação do que acontece ao nosso redor, torna-se impedimento para compreensão de determinados textos.
9 Dicas para uma melhor leitura:


01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende idéias e você deve percebê-las;
Exercícios:
TEXTO I
“RIO - Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”
(O Globo on line – 02/03/08)

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO II
“O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de canções do grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Baden Powell.”
O Globo on line – 02/03/08

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?

TEXTO III
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

1) Segundo o Texto II, o cientista americano está preocupado com:

(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.

2) Para o autor, a humanidade:


(A) demonstra ser muito inteligente.


(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.

3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto II, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:


(A) a destruição é inevitável.


(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.




4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 - 5) quer dizer que o cientista é:


(A) inimigo.


(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.

5) teria mais saúde.


Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde.A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:

(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.


Gabarito
Texto- modelo

1. Um leitor jovem.
2. Do contexto podemos extrair indícios do interlocutor preferencial do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo ciúme. Observa-se ainda , que a revista Capricho tem como público-alvo preferencial: meninas adolescentes.
A linguagem informal típica dos adolescentes.

TEXTO I

1. Leitores que gostem de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.

TEXTO II

1. Fãs do cantor Jerry Adriani.
Ao interlocutor é necessário o conhecimento da carreira do cantor.

TEXTO III
1. A
2. C
3. B
4. D
5. E


Fonte: portuguesconcurso.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Assuntos de noções de informática, concurso do IBGE


I - Introdução à informática: conhecer as principais funções e conceitos de informática. II - Sistemas operacionais (Windows XP/Vista, Windows
Explorer, Linux), organização de diretórios, sub-diretórios, janelas, pastas, arquivos e ambiente gráfico. III - Noções básicas de processamento de
textos e formatação de planilhas (Microsoft Office 2003). IV - Utilização da Internet: noções gerais, endereços eletrônicos (mensagens,
anexação de arquivos e cópias), digitação de dados e gráficos. V - Operação de instrumentos eletrônicos, download e upload.

Assuntos de Geografia, concurso do IBGE


I - Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação:
Leitura, (escala legendas e convenções). II - Aspectos físicos e meio ambientes no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e
Hidrografia; (ecossistemas). III - Organização do espaço (agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; e urbano: atividades
(Econômicas emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas). IV - Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de
Crescimento e de perda populacional). V - Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa (organização federativa).

Assuntos de conhecimento gerais, concurso do IBGE


I - Elementos da política e do cotidiano brasileiros (políticas públicas, acontecimentos relevantes nacionais e regionais). II - Cultura e sociedade
Brasileira (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão). III - Aspectos relevantes da História do Brasil
(descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea). IV - Panorama da economia nacional
(aspectos locais e aspectos globais).

Assuntos de raciocínio lógico, concurso do IBGE

Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas
informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões da prova poderão tratar das seguintes
áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica.