sexta-feira, 27 de junho de 2014

ARPE retifica edital com 35 vagas para Analista de Regulação de Serviços Públicos Delegados

(PORTARIA CONJUNTA SAD/ARPE Nº 058, DE 02 DE JUNHO DE 2014)
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O Concurso Público de que trata este certame visa o provimento, em regime efetivo, de 35 (trinta e cinco) vagas co cargo de Analista de Regulação de Serviços Públicos Delegados, para profissionais de nível superior criado pela Lei Complementar nº 259, de 24 de dezembro de 2013 e obedecerá às normas constantes neste Edital e outras que poderão vir e integrá-lo, sob e forma de comunicados e avisos.
1.2 Aplica-se co cargo de provimento efetivo de Analista de Regulação de Serviços Públicos Delegados e aos seus ocupantes as disposições do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco, Lei 6.123, de 20 de julho de 1968, e alterações.
1.3 O Concurso será executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE, através de sua Comissão de Concursos - CONUPE e terá duas etapas, em que e primeira será constituída de Prova Objetiva de Conhecimentos e Prova de Títulos e segunda de Curso de Formação.
1.4 Para os atos advindos da execução do Concurso Público, para os quais é exigida ampla divulgação, será utilizado o site www.upenet.com.br, e, quando houver necessidade, os jornais de ampla circulação, como forma de garantir e transparência do processo, devendo o resultado final do certame ser homologado através de Portaria Conjunta da lavra do Secretário de Administração e do Diretor Presidente de ARPE e publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.
1.5 O presente Concurso Público será realizado dentro de modalidade de Provas e Títulos, sendo todas as provas de caráter objetivo e com conteúdos programáticos relacionados diretamente e cada especialidade prevista neste Edital.
1.6 São de responsabilidade exclusiva dos candidatos as despesas necessárias à sua participação no presente concurso, inclusive as decorrentes de deslocamento e hospedagem, mesmo no caso de modificações de datas ou locais de prova.
1.7 Poderá ocorrer alteração de data das provas até 24 (vinte e quatro) horas que antecedem e aplicação, por motivo de caso fortuito ou força maior.
1.8 Ao inscrever-se, o candidato estará concordando, plenamente, com as condições estabelecidas neste edital.
PCI Concursos

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pronatec 2.0 terá oferta de 12 milhões de vagas a partir de 2015

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (18) a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. A meta da primeira etapa do programa, criado em 2011, é oferecer 8 milhões de matrículas até 2014.
“Falamos em 12 milhões com a certeza de que esse número é viável porque ao longo deste período construímos nossa curva de aprendizado. Hoje sabemos como se faz e podemos melhorar muito o Pronatec”, disse a presidenta ao discursar na cerimônia de lançamento da segunda etapa do programa, chamada de Pronatec 2.0. Ela ainda destacou que a meta da primeira fase está próxima de ser alcançada, já que o Pronatec contabiliza atualmente 7,4 milhões de matrículas.
Dilma ressaltou a importância da educação para a redução da pobreza e para a economia brasileira. “Cada vez mais, a educação terá um duplo papel que é garantir a perenidade da redução da pobreza e desconcentração da renda que tivemos nos últimos 12 anos. O segundo papel é relativo à entrada do Brasil na sociedade do conhecimento. No curto prazo, isso passa pelo aumento da produtividade da nossa economia.”
Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, o Pronatec 2.0, irá ampliar a oferta de cursos voltados à formação empreendedora e à gestão para pequenos empresários. Paim disse ainda que a segunda etapa dará continuidade à expansão das matrículas e irá organizar nacionalmente a trajetória de formação profissional. “Sabemos que a educação profissional no Brasil sempre foi relegada a segundo plano, fizemos um esforço expressivo e avançamos muito”, acrescentou o ministro.
O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O governo federal investe na fase atual R$ 14 bilhões até o final de 2014.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Compesa divulga resultado preliminar de concurso

Do G1 PE

Já estão disponíveis para consulta os resultados preliminares e os gabaritos oficiais definitivos do concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que teve as provas aplicadas no último mês de maio. Os candidatos podem consultar o resultado individual ou a lista completa com os aprovados no site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora da seleção.

Também está disponível na página do concurso um link para interposição de recursos, com prazo de três dias úteis, conforme o edital. A divulgação do resultado final e a homologação do concurso estão previstas para 3 de julho, por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial do Estado.

Ao todo, foram oferecidas 70 vagas, sendo 21 para cargos de nível superior, sete de nível médio e 42 de nível fundamental. Os selecionados serão chamados para trabalhar em unidades da Compesa na Região Metropolitana do Recife e em cidades-polo do interior.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

MEC divulga primeira chamada do Sisu do segundo semestre de 2014

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta sexta-feira (6) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato deve acessar o sitesisu.mec.gov.br e conferir as listas de aprovados por curso ou consultar seu boletim de desempenho. As matrículas devem ser feitas entre a próxima segunda (9) e sexta-feira (13). No total, 1.214.259 candidatos se inscreveram nesse processo seletivo, um crescimento de 54% em relação à mesma edição do ano passado.
A lista dos classificados em segunda chamada será divulgada no dia 24 de junho, com matrículas disponíveis entre 27 de junho e 2 de julho.
Nesta edição, válida para o segundo semestre, serão oferecidas 51.412 vagas em 67 instituições de ensino superior. O Sisu é um processo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos. Para ter participado, era preciso ter feito o Enem em 2013 e obtido nota acima de zero na redação.