sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sesi e Senai abrem 775 vagas para cursos técnicos gratuitos em PE

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abrem, a partir desta segunda-feira (17), inscrições para 775 vagas no programa de Educação Básica e Educação Profissional (Ebep). O programa gratuito dá a chance para que o estudante curse o ensino médio simultaneamente a uma graduação técnica. As inscrições seguem até as 19h do dia 10 de dezembro e são feitas exclusivamente nas unidades do Sesi listadas no edital.
Os candidatos podem optar entre 14 cursos técnicos: administração, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, fabricação mecânica, informática, logística, manutenção automotiva, mecânica, química, rede de computadores, refrigeração e climatização, segurança do trabalho e vestuário. Cada um dos cursos é oferecido em uma escola técnica diferente.
Para se inscrever é preciso ter 17 anos em 31 de dezembro deste ano e apresentar documento que comprove a conclusão da 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental. As inscrições acontecem nas unidades do Sesi em Casa Amarela, Ibura, Camaragibe, Cabo, Paratibe (em Paulista), e noRecife, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; Escada e Goiana, na Zona da Mata; eAraripina e Petrolina, no Sertão do estado,
As provas serão aplicadas no dia 21 de dezembro, das 14h às 17h, contendo 20 questões de português e 20 de matemática. O gabarito definitivo deve ser divulgado no dia 23 do mesmo mês, com resultado previsto para sair no dia 5 de janeiro, nos sites do Sesi e do Senai.
G1 PE

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Jornada leva serviços gratuitos de cidadania para bairros do Recife

Pessoas que moram em bairros pobres e violentos do Recife terão acesso gratuito a vários serviços de cidadania, saúde e lazer a partir desta sexta-feira (20). É que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai dar início à segunda edição da Jornada de Direitos Humanos, que passará por seis regiões da cidade até o dia 10 de dezembro.

Serão oferecidos desde a emissão da documentação básica, como RG, carteira de trabalho e CPF, ao atendimento jurídico e de assistência social, assim como a realização de exames de saúde. Ainda haverá mostra de cinema, palestras, cursos, oficinas, atividades esportivas e sensibilização na área ambiental.
A ação conta com uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana, Defesa Civil, Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Secretaria da Mulher, Saúde, Esportes, Juventude e Qualificação Profissional, Controle Urbano e Habitação.

» Confira a relação de serviços:
- Identidade (1ª via)
- Certidão de nascimento e/ou Bolsa Família, cadastro e agendamento
- Palestra "Vacina contra a violência", da Secretaria de Segurança Urbana
- Orientação da Defesa Civil
- Casamento
- Orientação sobre Pronatec
- Vacinação
- Aferição de pressão
- Teste de glicemia
- Vigilância ambiental e distribuição de hipoclorito
- Tuberculose e hanseníase
- Orientação jurídica
- Esportes da escola
- Orientação sobre rogramas de qualificação profissional
- Cadastramento de famílias
- Orientação sobre o programa Minha Casa sem Limites, que adapta moradia de pessoas portadoras de necessidades especiais
- Orientação sobre como obter título de posse do imóvel
- Saúde bucal
- Cadastramento de auxílio moradia

» Confira datas e bairros que receberão a Jornada, sempre das 8h às 13h:
21/11 - Ibura (Escola Municipal Simões Barbosa, Avenida Dois Rios)
25/11 - Areias (Escola Municipal Governador Miguel Arraes, Rua Doutor Gil Rodrigues dos Santos)
28/11 - Iputinga (Escola Municipal Casarão do Barbalho, Estrada do Barbalho s/n)
02/12 - Macaxeira (Escola Municipal Nadir Colaço, Avenida Norte, s/n)
05/12 - Campo Grande (Escola Municipal Professor Jandira Botelho, Rua Farias Neves)
10/12 - Santo Antônio (Pátio de São Pedro)
G1 PE

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

UFRPE abre inscrições para seleção de cursos técnicos no EAD

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu inscrições para a seleção de cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Há vagas para os cursos de alimentos, administração, açúcar e álcool nos polos RecifeOlindaCabo de Santo AgostinhoBezerros,CarpinaTimbaúbaPalmaresGaranhunsCaruaruEscada e São Bento do Una. São 530 vagas na primeira entrada e 636 na segunda.
Podem se inscrever os candidatos que possuírem o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente ou aqueles que comprovarem conclusão do ensino médio até a data de matrícula.
Os interessados devem fazer a inscrição no site do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas e também realizar o agendamento da prova eletrônica, neste site, até as 16h do dia 25 de novembro. A lista com os agendamento final será divulgada no dia 28. A aplicação das provas online nos polos nos períodos tarde e noite será de 1º a 5 de dezembro. Já quem quiser fazer a prova pela manhã apenas pode optar pelo dia 6 de dezembro.
A relação dos classificados será divulgada em 5 de janeiro, a partir das 16h, com a matrícula online podendo ser feita a partir da data. Quem quiser realizar a matrícula nos polos terá que esperar até o dia 7. O manual do candidato, com todas as datas e outras informações pode ser conferido atravésdeste link.
G1 PE

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Sesi oferece 150 vagas para oficinas de gastronomia gratuitas no Recife

Do G1 PE
Da próxima terça (11) a sexta-feira (14), o programa Cozinha Brasil, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), vai ensinar a população a preparar receitas saborosas e baratas para o jantar natalino. As oficinas de gastronomia são abertas ao público e acontecem em uma cozinha móvel instalada no estacionamento da loja Ferreira Costa, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
Para participar, é preciso se inscrever no Clube do Profissional, localizado na entrada da loja, e levar 2kg de alimentos não perecíveis, com exceção de sal. Os horários de atendimento são das 8h às 19h30, de segunda à sexta-feira; e de 08 às 16h, no sábado. As inscrições vão até o preenchimento das 150 vagas.
Os lugares disponíveis serão divididos em três turmas, nos turnos da tarde e noite: 13h às 15h30, 15h30 às 18h e 18h às 20h30. Durante os quatro dias de oficina, serão ensinadas 10 receitas, todas preparadas a partir do aproveitamento integral dos alimentos, ou seja, sem desperdiçar cascas, talos, semente e outras partes que costumam ir para o lixo. Entre as receitas estão a colomba natalina, a sopa de creme de abóbora, o macarrão com molho de melancia e o bolo de casca de banana, carro-chefe do programa Cozinha Brasil.

Além disso, o curso também aborda temos como manipulação e higiene dos alimentos, planejamento de compras, organização da geladeira, nutrição e alimentos funcionais. Ao final, os participantes receberão um livro com 150 receitas do Cozinha Brasil, além de certificado.
Serviço:
Oficinas natalinas do Programa Sesi Cozinha Brasil
De 11 a 14 de novembro (terça a sexta-feira)
No estacionamento da Ferreira Costa, na Av. Mascarenhas de Morais, 2967, Imbiribeira
Inscrições no local através de doação de 2kg de alimentos não perecíveis, exceto sal