sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sistemas operacionais Windows XP


O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience,[1]. O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 26 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.[2] Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP.
As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas. O Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimédia possuindo a capacidade de gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música. O Windows XP Tablet PC Edition é designado a rodar aplicações com o toque de uma caneta usando a plataforma Tablet PC. Duas versões separadas de 64-bit do Windows XP foram lançadas, a Windows XP 64-bit Edition para processadores IA-64 (Itanium) e a Windows XP Professional x64 Edition para x86-64. Existe também o Windows XP Embedded uma versão mais leve do Windows XP Professional, e edições para mercados específicos, tais como o Windows XP Starter Edition.
O Windows XP é conhecido pela sua estabilidade e eficiência que melhoraram ao longo das versões 9x do Microsoft Windows. Ele apresenta uma nova interface gráfica, uma mudança que o tornou mais amigável do que versões anteriores do Windows. É também a primeira versão do Windows a usar um programa de ativação na luta contra a pirataria de software, uma restrição que não foi muito bem aceita por muitos usuários que defendiam a privacidade. O Windows XP também foi criticado por alguns usuários devido suas vulnerabilidades de segurança, sua fraca integração entre aplicativos, como o Internet Explorer 6 e Windows Media Player, e para funções de contas de usuário. Suas últimas versões com o Service Pack 2, o 3 e o Internet Explorer 7 resolveram alguns desses problemas.
Durante o seu desenvolvimento, o projeto tinha o nome de código "Whistler", em homenagem a cidade canadênse de Whistler, uma vez que lá se localiza o resort Whistler Blackcomb[3] onde alguns dos desenvolvedores se hospedaram.
Até o final de Julho de 2010, o Windows XP era o sistema operacional mais utilizado no mundo com 62.43% de participação no mercado, tendo chegado a 85% em Dezembro de 2006. Os números mostram a queda exponencial do uso do sistema operacional, acelerada pelo lançamento do Windows 7 , que chegou para corrigir os problemas do Vista[4].
Mantendo uma média de ritmo de decrescimento atual o Windows XP[5] poderá deixar de ser o sistema operacional mais usado do mundo até o final de 2014. O Windows 7, junto com outros S.O., deverá tomar seu posto.1
As duas maiores edições do Windows XP são o Windows XP Home Edition, para usuários domésticos, e o Windows XP Professional, para empresas e usuários avançados. Estas versões foram colocadas à disposição em estabelecimentos que vendem softwares de computador, e foram pré-instaladas em computadores vendidos pelos maiores fabricantes de computador. Em 2008, ambas as edições continuaram sendo vendidas. A terceira edição, chamada Windows XP Media Center Edition foi lançada em 2002 e foi atualizada ano a ano até 2006 quando incorporou novos recursos de midia, recepção televisiva e outros recursos do Media Center Estender. Ao contrário das edições Home e Professional, esta nunca foi posta à comercialização, somente através de novas licenças ou pela compra do computador com o sistema previamente instalado, chamado de "media center PC's".
Duas diferentes edições de 64-bit foram disponibilizadas, uma especialmente feita para estações de trabalho baseadas nos processadores Itanium que foi lançada em 2001 em torno do mesmo tempo que as edições Home e Professional, mas foi descontinuada alguns anos mais tarde, quando os fornecedores de hardware deixaram de vender máquinas de estações de trabalho da classe Itanium devido ao baixo volume de vendas. E a outra, chamada Windows XP Professional x64 Edition, suportando a extensão x86-64 da arquitetura dos Intel IA-32. x86-64 foi implementado pela AMD como "AMD64", lançando os processadores AMD Opteron e Athlon 64, e implementado pela Intel como "Intel 64" (formalmente conhecido como IA-32e e EM64T), lançando a classe de chips Intel Pentium 4 e posteriores.
O Windows XP Tablet PC Edition foi produzida para uma classe especial de notebooks/laptops chamada de Tablet PC. É compatível com uma caneta de tela sensível, suportando anotações e movimentações realizadas com ela.
Além disso a Microsoft lançou o Windows XP Embedded uma edição específica que engloba muitos aparelhos eletrônicos, como Set-top boxes, dispositivos médicos, consoles de video games, terminais de vendas, e componentes de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP). Em Julho de 2006, a Microsoft lançou o Windows Fundamentals for Legacy PCs, uma versão thin client do Windows XP Embedded que visa máquinas antigas. Ele está disponível apenas para clientes do Software Assurance. Ele é destinado a clientes corporativos que gostariam de fazer a atualização para o Windows XP para tirar partido das suas capacidades de segurança e de gestão, mas não têm dinheiro para a compra de novos equipamentos. Sem novas atualizações e o suporte com data marcada para acabar em breve o Windows XP tornar-se-á obsoleto, o Windows 7, moderno, lançado em 2009 apresenta o seu maior número de usuários migrando do XP sem passar pelo Windows Vista.
[editar] Edições para mercados específicos
O Windows XP Starter Edition é uma versão de baixo custo do Windows XP avaliada para países em desenvolvimento como Tailândia, Turquia, Malásia, Indonésia, Rússia, Índia, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Chile, México, Equador, Uruguai e Venezuela. Ele é muito similar ao Windows XP Home, mas está limitado com hardware específico, e só pode rodar três programas em três janelas por vez e outros recursos foram removidos ou desativados por padrão, sua área de trabalho é somente na cor cinza dando um aspecto de versões antigas do Windows. O Starter Edition inclui alguns recursos especiais para mercados onde os consumidores não possuíam computador. Não encontrado no Home Edition, esta versão inclui recursos para ajudar aqueles que não falam Inglês, um wallpaper específico de cada país e, screensavers, e outras configurações padrão projetadas para facilitar a utilização típica do Windows XP. Na versão malásia, por exemplo, o plano de fundo do desktop é uma visão noturna de Kuala Lumpur.[6]
Em Março de 2004, a Comissão Européia multou a Microsoft em 497 milhões (£ 395 milhões ou US$ 704 milhões) e ordenou à companhia que providenciasse as versões do Windows sem o Windows Media Player. A comissão concluiu que a Microsoft estava desrespeitando uma lei muito severa da União Européia que a acusava de estar monopolizando o mercado de vendas de sistemas operacionais para grupos de trabalhos, sistemas operacionais de servidores e mídia players. Depois sucessivos apelos sem sucesso entre 2004 e 2005, a Microsoft chegou a um acordo com a Comissão aonde ela poderia lançar sua versão alterada, chamada de Windows XP Edition N. Esta versão não incluía o Windows Media Player da empresa, e sim encorajava os usuários a escolher e baixar seu próprio media player. A Microsoft queria chamar essa edição de Reduced Media Edition, mas os órgãos reguladores da UE se opuseram e sugeriram o nome Edition N, com o N significando "sem o Windows Media Player" para ambas as edições Home e Professional do Windows XP. Por ser vendido ao mesmo preço da versão com o Windows Media Player incluído, Dell, Hewlett-Packard, Lenovo e Fujitsu - Siemens preferiram não estocar o produto. Entretanto a Dell ainda comercializou essa versão normal por pouco tempo. O interesse dos consumidores foi baixo, com cerca de 1500 unidades comercializadas para OEMs e não havendo vendas aos consumidores.[7][8][9][10]
Em Dezembro de 2005, a Comissão Coreana de Comércio Justo ordenou a Microsoft a disponibilizar edições do Windows XP e Windows Server 2003 que não contenham o Windows Media Player ou o Windows Messenger.[11] Tal como a decisão da Comissão Europeia, esta decisão foi baseada no argumento de que a Microsoft tinha abusado da sua posição dominante no mercado a empurrar outros produtos para os consumidores. Ao contrário desta decisão, no entanto, a Microsoft também foi forçada a retirar do mercado sul-coreano as versões do Windows não alteradas.
As edições K e KN do Windows XP Home Edition e Professional Edition foram lançadas em agosto de 2006, e estão disponíveis apenas no idioma coreano. Ambas contém links de terceiros para softwares de mensagens instantâneas e media players.[12]
[editar] Línguas
O Windows XP está disponível em várias línguas.[13] Em adição, add-ons que traduzem a interface do usuário também estão disponíveis para alguns idiomas.[14]
[editar] Recursos novos e atualizados
O Windows XP veio com uma gama de recursos muito maior do que os sistemas anteriores, incluindo:
  • Sequências rápidas de iniciação e hibernação;
  • A capacidade do sistema operacional desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador.
  • Uma nova interface de uso mais fácil, incluindo ferramentas para desenvolver temas de escritórios.
  • Uma habilidade de alternância de contas de usuários, na qual quem está logado pode alternar em outra conta sem fechar os arquivos abertos.
  • O Clear Type é um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, é especificamente adotado para monitores de LCD.
  • A funcionalidade da Assistência Remota, com a permissão de usuários se conectarem ao seu XP pela rede de internet e acessar seus arquivos e imprimi-los, executar aplicações e outros.
  • Suporte para rede DSL e Wireless.
  • Um novo conjunto de temas ou estilos visuais, conhecidos pelo codinome Luna.

 Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário