quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Veja como concorrer a cargos de nível médio e na área ambiental

Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre como os candidatos podem concorrer a cargos de nível médio em concursos públicos. Ela também fala sobre quais órgãos selecionam pessoas com esse nível de escolaridade. Os internautas Sérgio Santos e Nivaldo Santos possuem nível médio e querem saber se podem prestar algum concurso.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
"Há uma infinidade de concursos para que tem nível médio, o antigo segundo grau completo. Para dar um exemplo podemos falar do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal que contratam mais de mil novos funcionários a cada ano", afirma Lia. Segundo ela, as matérias cobradas são sempre as mesmas e isso permite que o candidato se prepare com antecedência.

A especialista ainda lembra que o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho e o Tribunal Regional Eleitoral  têm vagas de nível médo. "As guardas municipais de algumas cidades exigem nível médio e outras exigem nível fundamental. Então quem tem o segundo grau completo também pode participar", ressalta.

Lia reitera que é preciso se preparar para fazer as provas. "É importante ter consciência de que concurso não é sorte. É preparo sério e dedicação." Além disso, ela adverte que a aprovação pode levar de 1 a 2 anos. "É um investimento que vale a pena porque os salários são muito bons e os candidatos conquistam a segurança e uma qualidade de vida para o resto da vida", afima a especialista.

Vagas na área ambiental
"Gostaria de saber se um jornalista com MBA em gestão ambiental poderia se inscrever a concursos na área ambiental?", pergunta a internauta Ana Bonatto. Já Antonio Silva é técnico em agropecuária e quer saber se pode fazer o concurso do Ibama e do Instituto Chico Mendes.

"A área ambiental oferece cargos de nível superior e médio. Nos concursos que já aconteceram não foi exigida formação específica na área, exceto para alguns cargos que não eram relacionados ao meio ambiente", afirma Lia.

Segundo ela, isso aconteceu no concurso da Agência Nacional de Águas, em 2008, que ofereceu cargos para quem era formado em economia, contabilidade e comunicação e também postos de nível superior sem exigência de formação específica para atuação na área de meio ambiente. O concurso do Ibama, de 2008,  também exigiu apenas graduação de nível superior sem formação específica.

"A lei 10.410 de 2002, que regula os cargos da área de meio ambiente na esfera federal, não faz exigência de formação específica para gestor, analista ambiental e técnico, que é o cargo de nível médio", fala a especialista.

De acordo com Lia, as secretarias estaduais de meio ambiente seguem o mesmo modelo.  "Nós fizemos uma coluna em 21 de setembro detalhando quais são os conteúdos específicos. É importante ter os conhecimentos da área, mas a formação de vocês [internautas] deve ser aceita", completa.

Concurso para psicólogos
A internauta Isabel Ferreira questiona se há previsão de concursos para psicólogos em 2012. "Há dois caminhos possíveis para quem é psicólogo. Um deles é fazer concursos de nível superior que não exigem a formação específica". Segundo ela, esse é o caso dos analistas de tribunais, do Banco Central, das carreiras fiscais, da Polícia Federal, exceto para delegado e perito que exigem formação específica.

A outra possibilidade é buscar concursos para atuar na área de psicologia. "Temos o Tribunal de Justiça que tem um cargo específico chamado comissário da infância e da juventude, que exige formação em psicologia e pedagogia. Toda grande instituição tem psicólogos para atender os próprios funcionários", afirma. Lia lembra que outros tribunais, a Petrobras e o BNDES também oferecem cargos para psicólogos e devem fazer concursos neste ano.

"É interessante verificar cada edital que oferece vaga para formação de psicólogo e começar a aprofundar as matérias da sua área específica, se essa for a sua escolha, e incluir o português que cai em vários concursos. Quando sair um bom edital você vai estar bem preparada", indica a especialista.
* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário