domingo, 27 de maio de 2012

Passe no concurso público sem cursinho

 Aline Lima

Vencer a corrida por uma vaga não exige do candidato o ingresso em cursos preparatórios, ao contrário do que muitos imaginam. Esses cursos ajudam, sim, a aumentar o rendimento do estudo, mas não são indispensáveis. Quem afirma é Sylvio Motta, coordenador do tradicional preparatório carioca Companhia dos Módulos. “O fundamental é ter um mínimo de disciplina”, diz ele, que também responde pelo segmento de concursos da Editora Campus/Elsevier. “A internet está cheia de sites especializados e o candidato tem acesso a livros de boa qualidade”, completa. Para ser aprovado em um concurso não é necessária dedicação exclusiva, muito menos que o candidato peça demissão do emprego. Largar a atividade profissional pode se mostrar, aliás, uma solução desastrosa. Primeiro, porque faz aumentar a pressão sobre o concursando, já que para se manter ele vai depender ou de ajuda familiar ou de uma poupança. Segundo, porque uma pessoa que não está acostumada a estudar o dia inteiro difi cilmente vai assumir essa rotina. “O segredo é adequar a capacidade de concentração ao tempo disponível”, diz William Douglas, juiz federal considerado o “guru” dos concursos públicos. Para ajudar na concentração, o ideal é procurar um local isolado, onde você não seja interrompido. Uma biblioteca é ótima opção. O mais importante, no entanto, é estar presente naquilo que se está fazendo. Pouco adianta ficar à frente do computador e ceder a distrações, da mesma forma que não faz sentido sair para relaxar e se sentir culpado por não estar estudando. Por fim, nunca desista. Mire- se no exemplo do próprio William Douglas, que antes de emplacar o primeiro lugar em vários concursos foi reprovado seis vezes. “Não se faz concurso para passar, mas até passar”, diz o juiz.

Regras de sucesso

Estude o básico. Disciplinas como português, informática, matemática, direito constitucional e administrativo eliminam muita gente. O domínio dessas matérias exige até seis meses de preparo.

Faça simulados. É um excelente treino de resistência física e psíquica para quem vai encarar até cinco horas de prova.

Descubra seu método. Algumas pessoas aprendem melhor escrevendo, outras, ouvindo. Há quem “renda” pela manhã e aqueles que preferem a noite.

Aprenda ensinando. Participe de um grupo de estudos. A troca de informações é um jeito eficiente de assimilar conteúdos.

Use a internet. Confira alguns sites:
www.williamdouglas.com.br
www.euvoupassar.com.br
www.concurseiros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário