domingo, 9 de setembro de 2012

Como aprender a estudar para concursos: o local ideal para os estudos

Eventualmente, aqui no blog, além dos posts sobre o AtéPassar.com, estaremos publicando artigos com dicas e reflexões sobre algumas formas de melhorar a qualidade do estudo. Este será o primeiro nessa linha.
Portanto, estamos iniciando com este post a série de artigos “Como aprender e como estudar para concursos”. Neste artigo, o tema abordará as características de um local ideal para os estudos. Afinal, um bom espaço é importante para se estudar com mais qualidade.
Estudar aprendendo, talvez esse seja um dos maiores desafios para um concurseiro. A quantidade de assuntos é enorme, o tempo é curto e a concorrência é sempre muito alta.
Entretanto, não adianta ficar horas a fio com a cara nos livros, de forma desorganizada, sem planejamento e sem técnica. Antens de tudo, aprenda a aprender! Há uma série de fatores que influenciam na aprendizagem. O ambiente de estudos é um deles.
Para que o seu local de estudos seja adequado, você deve ser capaz de responder “SIM” para todas as perguntas abaixo:
1. O seu local de estudos está disponível sempre que você precisa dele?
De nada adianta você ter um bom local para estudar se não pode usá-lo quando precisar. Se o seu local de estudos é compartilhado com outras pessoas, elabore um cronograma para que você saiba os dias e horários em que você pode utilizá-lo!
2. Você consegue estudar nesse ambiente sem interrupções?
É muito importante ter tempo de estudo de forma ininterrupta. Se necessário, coloque um aviso na porta “NÃO PERTUBE”, desligue o celular e tire o telefone fixo do gancho.
3. O seu local de estudos é tranquilo, livre de distrações?
O senso comum demonstra que a maioria das pessoas estudam melhor em ambientes silenciosos. Se você prefere estudar com a TV ligada ou escutando música, mantenha o volume baixo.
4. O seu local de estudos contem todos os materiais que você precisa?
Certifique-se de seu local de estudo tem todas as suas fontes de referência, tais como dicionários, livros, apostilas e também, materiais como lápis, caneta, papel, régua, e tudo mais que você precisar. Se o computador é compartilhado com a família, ele não deve ficar no local onde você estuda. Caso o computador seja utilizado exclusivamente por você, ele deve ficar no seu local de estudos.
5. O seu local de estudos tem uma mesa adequada para ler e escrever?
É útil ter uma mesa grande o suficiente para acomodar o que você está estudando no momento. É importante que a mesa tenha espaço suficiente para você escrever. Tente evitar a desordem!
6. O seu local de estudos tem espaço suficiente para guardar todos os materiais que voce precisa?
Você precisa de espaço suficiente para armazenar seus materiais de estudo. Utilize os armários ou estantes para guardar todo o material que você não está utilizando no momento.  Retire da mesa de estudo tudo o que não for necessário.
7. O seu local de estudos tem uma cadeira confortável?
Uma cadeira inadequada pode causar desconforto ou dor e isso, poderá interferir na qualidade do seu estudo. Selecione uma cadeira na qual você possa acomodar-se por longos períodos, de maneira confortável, mantendo sua atenção. Se puder compre uma cadeira boa. Faz uma enorme diferença! O preço as vezes pode ser um pouco alto, mas é um investimento que vale a pena! A sua coluna agradecerá!
8. O seu local de estudos têm iluminação suficiente?
Uma iluminação adequada é essencial para tornar as horas do estudo agradáveis. O importante é que você possa ver claramente lendo ou escrevendo, sem qualquer tensão ou desconforto visual. Se estudar a noite, a luz deve vir do lado contrário da mão que escreve para não fazer sombra!
9. O seu local de estudos tem uma temperatura agradável?
Se o seu local de estudo é muito quente, você pode ficar sonolento ou irritado. Se estiver muito frio, a sua concentração pode diminuir. Selecione uma temperatura em que sua mente e seu corpo funcionem melhor.
Postem as suas opiniões sobre o assunto! Até o próximo post!
Equipe AtéPassar
Referências
http://www.how-to-study.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário