sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pedido de isenção no vestibular do IFPE deve ser feito até esta sexta


Katherine CoutinhoDo G1 PE
Esta sexta-feira (26) é o último dia para pedido de isenção da taxa de matrícula no vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A instituição vai oferecer 5.247 vagas para 2015, distribuídas em 15 campi de 21 cidades, além dos polos de Educação a Distância (EaD).
O pedido de isenção deve ser feito pelo site do IFPE. Tem direito à liberação da taxa quem tem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e candidatos que fizeram o ensino médio ou fundamental – de acordo com a modalidade de curso escolhida – em escolas públicas. Também pode usar o recurso quem teve bolsa integral na escola e é egresso de programas como o Mulheres Mil, inclusive os seus dependentes, ou do PROIFPE, mantidos pelo IFPE.

O período de inscrições vai de 1º a 19 de outubro, apenas pelo site da Comissão de Vestibular. A taxa é de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores. O pagamento só pode ser feito até o dia 20 de outubro.
Depois de pedir a isenção, o candidato precisa imprimir um requerimento e entregar, assinado – entre 25 e 27 de setembro, das 8h às 12h e das 14 às 17h – junto com a documentação exigida no edital de instrução de isenção, no campus onde pretende estudar.  Nos Polos da EAD, há horários específicos de atendimento, que podem ser consultados no Manual do Candidato.
A documentação é: cópia do documento de identidade, histórico escolar, declaração de bolsista integral para estudantes da rede privada, comprovante de renda referente aos meses de julho e agosto de 2014 e documentos comprobatórios de situação de autônomo ou desempregado, quando for o caso.
Datas
A liberação do cartão de inscrição acontece no dia 4 de novembro, com possibilidade de retificação até o dia 10 de novembro. A prova acontece no dia 23 de novembro e a previsão é de que o listão seja divulgado até dia 15 de dezembro.
Para solucionar quaisquer dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (81) 2125.1666 ou pelo e-mail cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br.
Prova
O concurso que vai selecionar alunos para o Ensino Superior consiste em uma prova com 50 questões de múltipla escolha que correspondem a 80% da nota. São 10 quesitos de matemática, 10 de português, 5 de física, 5 de química, 5 de biologia, 5 de língua estrangeira (português ou espanhol), 5 de história e 5 de geografia. A redação vai valer os outros 20% da nota. A prova para todos os cursos superiores é a mesma, exceto o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, no campi de Belo Jardim, que também conta com prova específica de instrumento.
No nível técnico, são 30 questões, nas mesmas disciplinas cobrados no Ensino Superior, totalizando 80% da nota, enquanto 20% corresponde à redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário