quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Arquivos e Pastas - A Organização Lógica dos Discos

Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco, que vimos anteriormente (HD, disquete, CD, Zip, etc..). Essas informações só podem ser gravadas de uma forma: elas são transformadas em arquivos.
Não se preocupe: Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos. Essa é a operação que chamamos desalvar um arquivo.
Está bem! OK! Até aqui, nenhum problema, não é? Mas, em que lugar exatamente esse arquivo é gravado nos discos?
No momento da gravação, ou seja, após solicitarmos o comando salvar, o computador nos pede duas informações para prosseguir com o salvamento: O nome do arquivo e a pasta (diretório) onde ele será salvo.
Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios, nome que possuíam antes. Lembre-se bem: Pastas são “gavetas”, arquivos são “documentos”. Portanto, nunca vai haver um arquivo que tem uma pasta dentro. As pastas guardam os arquivos e não o contrário!
Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome é dado no momento da criação. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional. No Windows, que vamos estudar neste material, os nomes podem conter até 256 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), com exceção destes / \ | > < * ? : “ que são reservados pelo Windows.
Os arquivos são gravados nas unidades de disco, e ficam lá até que sejam apagados. Quando solicitamos trabalhar com um arquivo anteriormente gravado (esse processo chama-se abrir o arquivo), o arquivo permanece no disco e uma cópia de suas informações é jogada na memória RAM para que possamos editá-lo. Ao abrir um arquivo, pode-se alterá-lo indiscriminadamente, mas as alterações só terão efeito definitivo se o salvarmos novamente. Quando salvamos um arquivo pela segunda vez em diante, ele não nos solicitará mais um nome e um local, isso só acontece na primeira gravação.

Estrutura de diretórios

A organização dos diretórios do Publique! Permite uma separação entre os arquivos do sistema e os modificáveis pelo usuário.
Os diretórios de arquivos do usuário (\config, \dat, \web\media, \web\templates) definem a configuração de um site feito com o Publique! A cópia de um site é definida pela cópia destes quatro diretórios sobre uma instalação (supostamente vazia) de um Publique! Para garantir a integridade dos dados do site, estes quatro diretórios devem ser incluídos na política de backup do site.
Note que, estes arquivos não incluem os dados em si que, por estarem localizados no banco de dados, devem ser copiados em separado. O Publique! Permite a exportação dos dados em formato XML, mas é aconselhável também utilizar os mecanismos de cópia de segurança de cada base de dados.
O diretório \config contém os arquivos site. lua, server.bin, cfg_info_author.lua, cfg_info_editor.lua e cfg_section.lua  responsáveis pela definição dos parâmetros de funcionamento do site.
O diretório \web\media contém todos os arquivos associados às matérias, geralmente enviados para o servidor pela interface do autor e editor na criação e edição de matérias. Os arquivos colocados diretamente neste diretório podem ser utilizados nas matérias segundo a sintaxe <<nome_do_arquivo.extensão>>. Para mais informações, consulte o Guia do usuário.
O diretório \web\templates contém todos os templates HTML, WML ou XML modificados pelo usuário. Você pode alterar estes templates diretamente em um editor HTML e depois transferi-los para o servidor com um programa de FTP. Você também pode alterar os templates usando a interface do designer do Publique!. Para mais informações, consulte o Guia do usuário.
Os templates do sistema (encontrados em \web\system\tpl) podem ser usados como base para criar novos templates. Se você utilizar o Gerador de templates da interface do designer, os templates criados serão salvos em um diretório próprio em \templates\htm. Depois de criados, eles podem ser modificados sempre que desejado.
Esta figura lista a árvore de diretórios completa, descrevendo os principais diretórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário