sábado, 29 de junho de 2013

A importância do programa de estágio



Além da importância do currículo e da postura na entrevista de emprego, há outro aspecto importante a ser considerado quando se trata do ingresso no mercado de trabalho: a participação em programas de estágio.
Cada vez mais se observa que as empresas estão investindo na formação de seus profissionais estratégicos. Uma das formas de expressão desse investimento, e que tem contribuído para o desenvolvimento de equipes envolvidas e produtivas, são os programas de estágio.
Organizações que elaboram programas de estágio têm como um de seus objetivos a formação de profissionais mais capacitados e identificados com seu estilo e seus valores. Os programas não só ajudam a capacitar estudantes para a atuação, como também contribuem para o desenvolvimento da organização que pensa o futuro e a permanência no mercado. As vantagens não são apenas para as empresas. Há também muitos benefícios para os estagiários.
A atividade de estágio ajuda a construir competências fundamentais para o futuro profissional dos estudantes. Programas bem estruturados permitem trocas de experiência entre os estagiários e o contato deles com vários setores da organização, enriquecendo sua formação. Além disso, promovem a ampliação de conhecimentos teóricos e a reflexão sobre sua relação com a prática.
Os estudantes que procuram uma inserção no mercado de trabalho devem estar atentos à forma como a empresa ou instituição estrutura sua atividade de estágio. Esse cuidado vai desde o processo seletivo até o tipo de acompanhamento que é feito pelos orientadores. O cuidado e o respeito pelos candidatos, explicando os objetivos do programa, as etapas do processo seletivo e as principais atividades são aspectos que os candidatos devem observar. A forma como a seleção é conduzida já dá indícios de como a organização pensa a gestão de sua equipe.
É importante, durante a seleção, que o candidato pergunte sobre esses aspectos, já que não é só a organização que escolhe o profissional, mas o profissional — neste caso, o estudante — também faz essa escolha, que deve ser baseada nas suas expectativas, no seu projeto de futuro e no significado da inserção naquela empresa para a sua carreira. Outras perguntas importantes a serem feitas são sobre o regime de trabalho (horas semanais; possibilidade de adequação aos horários de aula) e sobre as expectativas da empresa com relação ao estagiário. Logicamente, nem todas as perguntas podem ser feitas num primeiro contato com o entrevistador. À medida que os candidatos forem passando pelas etapas seletivas, terão oportunidade de conhecer um pouco mais a organização e tirar suas dúvidas.
Se, por um lado, programas de estágio permitem que as empresas formem seu quadro de profissionais com boas chances de sucesso nos seus objetivos; por outro, possibilitam uma inserção no mercado de trabalho com condições diferenciadas de aprendizagem, oportunidade de identificação com a organização e de iniciação profissional. Por todos esses elementos, vê-se que, com programas de estágio estruturados, todos saem ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário