sexta-feira, 28 de março de 2014

Sucesso Rápido é Exceção

Publicado por: 
A mídia tem dado destaque a casos de jovens que, na casa dos vinte anos de idade, enriqueceram rapidamente com um projeto tecnológico ou algo semelhante. Isso é realmente digno de nota, mas justamente porque é raríssimo. Entretanto, essa não é a realidade da grande maioria, e esse tipo de matéria jornalística acaba criando uma pressão exagerada sobre o jovem e uma ilusão sobre a trajetória profissional.
Na verdade, esses jovens são como jogadores de futebol: apenas um percentual irrisório dos milhares que tentam a carreira desponta e fica milionário. São exceções. Além disso, esse destaque não é necessariamente o melhor caminho para todos. Algumas pessoas não estão preparadas para o sucesso instantâneo.
Em geral, o que funciona é planejamento. Para isso, é preciso avaliar alguns fatores. Primeiro, se há identificação e prazer com aquilo que se faz, o que é decisivo para ser bem-sucedido. Em segundo lugar, quais as exigências do mercado e perspectivas para a sua profissão. Um terceiro ponto é o nível de investimento que será feito na própria carreira.
Vale lembrar que — com raríssimas exceções de pessoas que tiveram êxito cedo por uma conjunção de fatores favoráveis — o dinheiro e o sucesso são normalmente resultado de investimento pessoal e planejamento estratégico da carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário